sexta-feira, 14 de maio de 2010

Planta de Crotalária no combate à dengue

A crotalária é utilizada na agricultura como "adubo verde", para realizar melhoria do solo. E, por observação feita, esta mesma espécie atrai o inseto chamado libélula. Ao produzir flores amarelas com listras vermelhas, as libélulas são atraídas para o seu ciclo de vida, ao por seus ovos na água limpa próxima à planta. Como a água limpa e parada é um dos principais focos de procriação do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, chegou a uma conclusão preliminar que a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue.
"A larva da libélula consome até 14% de seu peso ao se alimentar de outras embriões, dentre as quais, a larva do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue", observou, e complementou: "A medida de combate à dengue é meramente experimental, já que isso é parte de uma observação. Portanto, a população deve continuar colaborando com a Saúde Pública para evitar os focos da doença". 
O modelo observado é "apenas" um modo de controle biológico.

5 comentários:

Blog da Aninha disse...

Proteçao ao meio ambiente bom achei muito legal esse progeto que talves protegerar os resto dos outror seculos... bom tenho 10 anos e gostaria que meus netos a companhacem toda essa natureza .Com saude.

Unknown disse...

meus parabens pelo seu blog malu ele me ajudou muito eu no meu trabalho da escola graças ao teu brog

Unknown disse...

Legal! Agora a população desinformada irá trocar a garantia de 100% de eficácia da remoção do criadouro da dengue por 14% de estudos experimentais.

mirassol portas e janelas disse...

BOM DIA MEU NOME É THAIS
FAVOR INFORMAR ONDE ENCONTRO MUDAS DE CROTALARIA QUAL O PREÇO, E LOCALIDADE.
DESDE JA AGRADEÇO

Maria Helena disse...

Adorei o seu blog Malu e vim procurar pela planta crotolaria, pois ganhei as semente da prefeitura de minha cidade, como uma maneira de prevenir a dengue e queria ver o tamanho da planta, para colocá-la em vaso ou no chão.